Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

GOVERNADORA ROSEANA E MINISTRO EDISON LOBÃO VISITAM OBRA DA REFINARIA PREMIUM I

As obras de instalação da Refinaria Premim I, no município de Bacabeira, foram vistoriadas, nesta sexta-feira (7), pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; pela governadora Roseana Sarney; e pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Durante a visita, o ministro e o diretor da Petrobras afirmaram que a obra está seguindo o cronograma previsto e que os recursos para sua conclusão já estão alocados dentro da empresa. Nesta etapa da obra, operários e máquinas trabalham nos serviços de terraplenagem.

A governadora Roseana Sarney afirmou que ela é uma das mais atentas fiscais da obra. “Estou acompanhando os avanços dos trabalhos. Só temos a agradecer ao ministro, ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff por essa grande obra que vai ser um marco na economia do Estado”, destacou. “Hoje, enquanto o mundo inteiro passa por crise, é uma dádiva termos o Maranhão com uma carteira de investimento de R$ 100 bilhões e a nossa expectativa, para este ano, é que o Maranhão seja o estado que mais cresceu do Brasil. Deveremos bater 10% de crescimento”, ressaltou a governadora.

O ministro Edison Lobão declarou que a visita serve para mostrar que a obra da refinaria nunca parou. “Eu quis fazer essa reunião hoje, aqui, com a imprensa, os deputados, os empresários e as universidades para demonstrar que a obra está em franco andamento, não será paralisada e que será o maior benefício que o estado do Maranhão recebeu em toda a sua história”, disse Edison Lobão. “Precisamos por fim na dúvida sobre a realização desse empreendimento. Estamos com dois turnos de trabalho e, se for necessário, teremos um terceiro turno”, completou Lobão.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira; o senador Lobão Filho; o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; o vice-governador, Washington Luiz Oliveira; o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Alan Kardec; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; deputados estaduais; prefeitos dos municípios que ficam no entorno da refinaria; e empresários também acompanharam a visita.

Maior do Brasil

Com capacidade para processar 600 mil barris por dia a Premium I será a maior refinaria do Brasil e a quinta do mundo. O empreendimento entrará em operação em duas fases, ambas com capacidade para processar 300 mil barris por dia. A primeira etapa está prevista para ser concluída em 2016 e a segunda, em 2019.

A governadora Roseana reafirmou que uma das grandes preocupações do governo é garantir que as vagas de emprego que estão sendo abertas pelo empreendimento sejam preenchidas pelos trabalhadores maranhenses. “Neste momento, dos 3.423 trabalhadores contratados, 70% são maranhenses. Temos que preparar cada vez mais os nossos jovens para que eles estejam prontos para assumir as novas vagas e também os empresários, prestadores de serviços para que possam trabalhar nesta refinaria”, destacou.

Durante a obra serão empregados em torno de R$ 40 bilhões. Durante a fase de construção devem ser gerados 132 mil postos de trabalho, diretos, indiretos e por efeito renda. Na fase de obras civis, previstas para serem realizadas entre 2010 e 2016, serão mobilizadas cerca de 15 mil pessoas. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1.500 trabalhadores.

Etapa da obra

A área da Premium I é de 20 quilômetros quadrados, o equivalente a 2.800 campos de futebol. Durante a visita, o ministro, a governadora, e demais autoridades assistiram a uma apresentação sobre o empreendimento feita pelo diretor geral do Refinaria, Fernando Martinez, e pelo gerente-geral de Engenharia da Petrobras, Sandoval Dias Aragão.

Na apresentação, foram mostradas todas as fases da obra e quais as próximas etapas a serem realizadas. Já foram concluídas, segundo Martinez, 17% da terraplenagem, a previsão é de que essa etapa da obra termine em dezembro de 2012. “Esse é um trabalho que tem que ser feito com toda a atenção, pois o terreno vai receber equipamentos que pesam mais de mil toneladas e taques com 100 mil toneladas”, contou.

Após a apresentação e a fala das autoridades todos seguiram em ônibus até o local onde está sendo feita a terraplenagem, uma área de 10 quilômetros quadrados. O diretor da Área de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse que no segundo semestre de 2012 deve ser dado início as obras civis da refinaria.

Parceria

Ele destacou que o apoio do governo tem sido importante para a implantação do empreendimento do estado. “Essa obra é uma parceria de muitas mãos. Temos a parceria da governadora Roseana Sarney e do governo federal e também com o prefeito do município. Para fazer uma obra dessa envergadura é necessária uma parceria de muitas mãos com essa intenção, pois só dessa maneira conseguimos vencer os desafios”, ressaltou. O terreno onde está sendo construída a refinaria foi doado pelo governo, que também fez a desapropriação das famílias que viviam na área.

Ao final de seu pronunciamento, Paulo Roberto Costa reforçou a garantia do ministro de que a refinaria será construída sem interrupções. “Quando a Petrobras diz que vai fazer, ela faz e, em breve, estaremos inaugurando esse grande investimento para o Maranhão e para o Brasil”.

Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário